Pular para o conteúdo principal

10 FILMES DO NETFLIX BRASIL PARA COMEÇAR A ENTENDER O AMOR

Este é o primeiro texto de série temática sobre filmes disponíveis no NETFLIX Brasil. Para começar, nenhum tema será mais relevante que o amor, considerando que o amor e as paixões que causa movem a humanidade desde os tempos mais remotos de sua existência. Infelizmente, a limitação do catálogo do NETFLIX Brasil não permitiu a inclusão de três dos mais importantes filmes sobre a amor já realizados: Manhattan e Annie Hall, de Woody Allen, e Antes do Amanhecer, de Richard Linklater.

A lista abaixo procura refletir o que há de melhor sobre o amor no catálogo brasileiro do NETFLIX. Apesar da limitação do catálogo nacional, foi possível realizar uma seleção de grandes filmes - alguns deles constariam de qualquer lista de minha autoria sobre o tema.  Espero que gostem não somente da lista em si, mas também dos filmes.

1- Brilho Eterno de uma Mente Sem  Lembranças




Nenhum outro filme discute de maneira tão intensa a inexorabilidade do amor verdadeiro. Será possível apagar as memórias de um relacionamento e evitar a dor da perda? Será possível encontrar meios para "recomeçar do zero" depois de um rompimento traumático? Será possível eliminar completamente de nossas vidas alguém que um dia amamos e que um dia foi tudo o que nos importava? O diretor Michael Gondry responde a estes e a outros questionamentos neste filme sensível, comovente e marcante. Trata-se de um dos roteiros mais originais da história do cinema, com direção inspirada e com atuações magistrais de Jim Carrey e Kate Winslet.


2- A Rosa Púrpura do Cairo



Woody Allen é um verdadeiro mestre na arte de retratar as angústias, os sonhos, os erros e os impulsos humanos nos relacionamentos amorosos. Nesta verdadeira obra de arte, o diretor discute a contradição entre o amor real e o amor ideal, entre aquilo que sonhamos e aquilo que podemos ter.  Com leveza, descobrimos as consequências, boas ou não, de trilharmos o caminho de nossas escolhas.

3- Meia Noite em Paris



No que considero o melhor filme de Woody Allen, criamos empatia com o dilema do protagonista, preso entre um relacionamento com sua noiva linda, porém superficial, e sua encantadora paixão nos anos 1920, quando viaja no tempo. Trata-se de uma grande lição de como a nostalgia pode nos impedir de percebermos que o amor que tanto procuramos não está nem naquilo que tanto desejamos nem naquilo que construímos até então.

4- Antes da Meia Noite


Como manter a paixão depois de uma década? Como evitar que a rotina destrua o amor? Como resolver os ressentimentos acumulados por longos anos de convivência? Como entender e tolerar as mudanças da pessoa que amamos? Como enfrentar verdades incômodas? Antes do Anoitecer nos traz uma grande lição sobre o amor maduro, sobre como superar os obstáculos criados pelo tempo, sobre o que esperar de um relacionamento estável e longo entre duas pessoas realmente comprometidas.
A trilogia de Richard Linklater (Antes do Amanhecer, Antes da Meia Noite e Antes do Anoitecer) devia ser obrigatória para qualquer casal que esteja planejando passar a vida juntos, principalmente os mais jovens, para que entendam que, ao mesmo tempo em que o romance ideal não dura para sempre, o amor não morre com tempo, apenas amadurece como amadurecem as pessoas que amam.

5- O Mesmo Amor, A Mesma Chuva


Neste grande filme de Juan José Campanella, podemos acompanhar todo o ciclo de um relacionamento, da descoberta à separação. As coisas mais simples e os erros mais evidentes estão retratados de forma cativante, em uma das atuações mais inspiradas de Ricardo Darin. Uma boa história para nos mostrar que, por vezes, nosso egoísmo nos impede de percebermos que estamos a ponto de desperdiçar algo que temos e que não sabemos o quanto vamos sentir falta.

6- A Garota Ideal


Apaixonar-se por um boneca e manter um relacionamento estável com um ser inanimado parece o mote de uma comédia adolescente. Felizmente,  não se trata disso. A Garota Ideal é trata do tema com profunda sensibilidade, de forma a nos fazer criar empatia com o personagem principal, brilhantemente interpretado por Ryan Gosling. Neste grande filme, assistimos a um verdadeiro tratado sobre solidão, solidariedade e redenção. 


7- Pecados Íntimos


O que leva uma pessoa a cometer adultério? Porque apenas não se separa, se se sente infeliz? Essas perguntas não têm respostas simples, ao contrário do pensam os moralistas de plantão. Uma cadeia de eventos, de sentimentos e frustrações acumuladas podem levar a um impasse emocional e moral. Não são escolhas fáceis, e sempre haverá consequências dolorosas - e tentar evitá-las apenas adia o problema e, talvez, aumente o sofrimento.  Kate Winslet e Patrick Wilson têm ótimas atuações, ao refletirem as angústias e o medo de um casal ilegítimo.


8- A última Ceia



O amor também enfrenta obstáculos externos ao relacionamento. Em A Última Ceia, acompanhamos o improvável relacionamento entre um agente penitenciário branco e racista, interpretado por Billy Bob Thornton, e uma mulher negra, interpretada por Hale Berry, no sul dos Estados Unidos. O filme também conta com a melhor cena de sexo já feita fora do cinema de gênero. Trata-se de uma excelente história sobre amor e preconceito.

9- Larry Crowne



O amor pode surgir de onde menos se espera. Larry Crowne é um filme leve, que nos demonstra como pessoas completamente diferentes e supostamente incompatíveis por seu nível social e/ou intelectual podem descobrir um no outro a felicidade que não conseguem encontrar dentro de seus padrões de relacionamento. Tom Hanks e Julia Roberts formam um casal simpático e surpreendente.

10- Além da Estrada


Além da Estrada é uma viagem de autodescoberta e da descoberta de um amor improvável, em uma circunstância ainda mais improvável. Além disso, a narrativa acompanha a jornada dos personagens nas maravilhosas paisagens do Uruguai, cada uma delas com função e significado na narrativa. A felicidade pode estar onde menos se espera, basta que saibamos a reconhecer. Santiago, o protagonista, soube reconhecer? A resposta você encontra neste agradável filme Uruguaio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moana - Um Mar de Aventuras (2016) - Crítica

Moana traz elementos novos, mas deixa a desejar na história... Gênero: Animação Direção: John Musker, Ron Clements Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi Elenco (dublagem original): Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson Produção: Osnat Shurer Montador : Jeff Draheim Trilha Sonora: Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina, Opetaia Foa'i Duração: 107 min. Ano: 2016 País: Estados Unidos Cor: Colorido Estreia: 05/01/2017 (Brasil) Distribuidora: Walt Disney Pictures Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures Classificação: Livre Sinopse:  Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis c...

Sete psicopatas e um Shih Tzu - Netflixing

Pegue a violência extrema como instrumento de sátira, a moda Tarantino. Misture com um estilo visual e escolha de cenários que lembram os irmãos Coen. Dose com pitadas de neurose Woddy Allen e surrealismo David Lynch. E temos a receita para Sete psicopatas e um Shih Tzu . Gênero:   Comédia Direção:  Martin McDonagh Roteiro:  Martin McDonagh Elenco:  Abbie Cornish, Amanda Mason Warren, Andrew Schlessinger, Ante Novakovic, Ben L. Mitchell, Bonny the ShihTzu, Brendan Sexton III, Christian Barillas, Christine Marzano, Christopher Gehrman, Christopher Walken, Colin Farrell, Frank Alvarez, Gabourey Sidibe, Harry Dean Stanton, Helena Mattsson, James Hébert, Jamie Noel, John Bishop, Johnny Bolton, Joseph Lyle Taylor, Kevin Corrigan, Kiran Deol, Linda Bright Clay, Lionel D. Carson, Long Nguyen, Lourdes Nadres, Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Olga Kurylenko, Patrick O'Connor, Richard Wharton, Ricky Titus, Ronnie Gene Blevins, Ryan Driscoll, Sam B. Lorn,...

É Fada (2016) - Crítica

É Fada traz o primeiro filme com a youtuber Kéfera Buchmann . Gênero: Comédia Direção: Cris D'amato Roteiro: Bárbara Duvivier, Fernando Ceylão, Sylvio Gonçalves Elenco: Alexandre Moreno, Angelo Gastal, Aramis Trindade, Bruna Griphão, Carla Daniel, Charles Paraventi, Christian Monassa, Clara Tiezzi, Cláudia Mauro, Kéfera Buchmann, Klara Castanho, Lorena Comparato, Luisa Thiré, Marcelo Escorel, Mariana Santos, Narjara Turetta, Paulo Gustavo, Raul Labancca, Silvio Guindane Produção: Daniel Filho Fotografia: Felipe Reinheimer Montador: Diana Vasconcellos Trilha Sonora: Guto Graça Mello Duração: 85 min. Ano: 2016 País: Brasil Cor: Colorido Estreia: 06/10/2016 (Brasil) Distribuidora: Imagem Filmes Estúdio: Globo Filmes / Lereby Produções Classificação: 12 anos Informação complementar: Livremente inspirado em: "Uma fada veio me visitar" (2007), de Thalita Rebouças Sinopse:  Geraldine (Kéfera Buchmann) é uma atrapalhada fada que precisa p...