Pular para o conteúdo principal

COLD FISH


Sinopse: Proprietário de uma modesta loja de peixes tropicais com sérios problemas familiares torna-se aprendiz e refém de homem rico e "serial killer", após ter sido ajudado a livrar sua filha de uma acusação de roubo.


Nota do Razão de Aspecto:



Gênero: Suspense
Direção: Shion Sono
Roteiro:  Shion Sono. Yoshiki Takahashi
Elenco: Mitsuru Fukikoshi, Denden, Asuka Kurosawa, Megumi Kagurazaka, Hikari Kajiwara, Makoto Ashikawa, Lorena Kotô, Masaki Miura, Jyonmyon Pe
Produção: Yoshinori Chiba, Toshiki Kimura
Trilha Sonora: Tomohide Harada
Duração: 145 min.
Ano: 2010
País: Japão
Cor: Colorido
Estúdio: Nikkatsu


*Contém pequenos spoilers

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cold Fish é um filme perturbador. Nenhum outro adjetivo poderia definir de forma mais precisa o efeito causado sobre o espectador, independentemente de sua origem, raça, cor ou credo, diante desta trama envolvente sobre assassinato, adultério, canibalismo, honra e passividade.

Syamoto é proprietário de uma modesta loja de peixes tropicais, com sérios problemas familiares. Após tornar-se viúvo, casou-se com uma mulher mais jovem, que não mantém boa relação com Taeko, filha do protagonista. Os problemas no núcleo familiar levam a filha adolescente a cometer pequenos delitos. Em uma dessas ocasiões, Syamoto é ajudado pelo Senhor Murata. Syamoto passa a sentir-se em dívida com Murata, mas não imagina que se trata de psicopata que logo ingressará na vida de Syamoto para torná-lo refém dos crimes cometidos por ele e por Aiko, sua esposa e parceira.

Para compreender bem o que se passa em Cold Fish, o espectador precisa conhecer a cultura japonesa, ainda que superficialmente. Cold Fish leva ao extremo as consequências da organização das relações interpessoais na sociedade japonesa, ao explorar a loucura, o desespero e a perturbação que podem resultar do cumprimento do papel social esperado. A passividade de Syamoto resulta em sua submissão a Murata. A revolta da filha, Taeko, expressa-se em pequenos delitos e no desprezo que sente pelo pai. A passividade de Mitsuko, esposa de Syamoto, resulta na explosão de um adultério sujo. A liberdade de Murata  representa o rompimento dos limites, a extrema reação aos valores tradicionais da sociedade japonesa. A objetificação de Aiko representa dependência do controle de um manipulador, seja ele qualquer um que cumpra o papel circunstancialmente.

Syamoto e Murata são opostos e complementares. Syamoto é proprietário de uma pequena e modesta loja de peixes tropicais. Murata é proprietário de uma grande e magnífica loja de peixes tropicais. Syamoto vive em uma modesta casa, com uma esposa odiada pela enteada e que não o deseja mais sexualmente. Murata é casado com uma mulher que exala sexualidade por todo o ambiente. Syamoto usa o transporte coletivo. Murata conduz uma Ferrari. Syamoto é um homem contido e infeliz. Murata é um homem que realiza seus desejos, por mais sujos e perturbadores que sejam. Syamoto está preso pelas convenções sociais. Murata rompe com todas as convenções sociais. Ambos os personagens representam arquétipos dos extremos a que podem levar a cultura da sociedade japonesa, desconsiderando todas as possibilidades intermediárias de comportamento.

Deve-se ressaltar a qualidade do roteiro de Shion Sono e Yoshiki Takahashi. Não há nenhum diálogo perdido, nenhuma cena desnecessária e nenhuma lacuna na história que possa prejudicar a compreensão da trama pelo espectador.  A combinação de todos aqueles elementos psicológicos faz que nenhuma cena possa ser considerada gratuita. A violência explícita, a sexualidade exposta, o desespero contido e a loucura extravasada e culminam no intenso e perturbador desfecho envolvendo o núcleo dos personagens principais. Essa mistura é exemplificada pela cena em que Aiko inicia uma brincadeira sexual com uma das funcionárias da loja atrás da porta, enquanto seu marido se faz de fraco e nega ter assassinado o irmão de um membro da Yakuza, bem como pela reação de Taeko na última cena do filme.

A trilha sonora trabalha integralmente a favor da trama. Se, em algumas cenas, pode-se considerar seu uso exagerado, a função que cumpre no conjunto da obra é indiscutível, ao manter tensão permanente e ao refletir precisamente o sentimento dos personagens. 

O maior mérito de Cold Fish é a espetacular atuação de todo o elenco. Denden nos dá uma verdadeira aula de interpretação no papel de Murata, ao levar o personagem a extrapolar todos os limites da moral e da racionalidade humanas. Mitsuro Fukikoshi interpreta o contido Syamoto de forma magistral, e as atrizes Asuka Kurosawa, no papel de Aiko, Megumi Kagurazaka, no papel de Taeko, e Hikari Kajiwara, no papel de Mitsuko, encarnam a sexualidade, a revolta e repressão como se fossem personificações desses sentimentos. 


Em Cold Fish, Shion Sono realizou mais um trabalho espetacular, que considero de nível ainda mais alto do que o do seu mais famoso filme Suicide Circle. O trabalho do diretor merece ser acompanhado com a mesma atenção com que acompanhamos nossos diretores favoritos de Hollywood o da Europa, embora haja maior dificuldade de acesso.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moana - Um Mar de Aventuras (2016) - Crítica

Moana traz elementos novos, mas deixa a desejar na história... Gênero: Animação Direção: John Musker, Ron Clements Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi Elenco (dublagem original): Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson Produção: Osnat Shurer Montador : Jeff Draheim Trilha Sonora: Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina, Opetaia Foa'i Duração: 107 min. Ano: 2016 País: Estados Unidos Cor: Colorido Estreia: 05/01/2017 (Brasil) Distribuidora: Walt Disney Pictures Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures Classificação: Livre Sinopse:  Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis c...

Sete psicopatas e um Shih Tzu - Netflixing

Pegue a violência extrema como instrumento de sátira, a moda Tarantino. Misture com um estilo visual e escolha de cenários que lembram os irmãos Coen. Dose com pitadas de neurose Woddy Allen e surrealismo David Lynch. E temos a receita para Sete psicopatas e um Shih Tzu . Gênero:   Comédia Direção:  Martin McDonagh Roteiro:  Martin McDonagh Elenco:  Abbie Cornish, Amanda Mason Warren, Andrew Schlessinger, Ante Novakovic, Ben L. Mitchell, Bonny the ShihTzu, Brendan Sexton III, Christian Barillas, Christine Marzano, Christopher Gehrman, Christopher Walken, Colin Farrell, Frank Alvarez, Gabourey Sidibe, Harry Dean Stanton, Helena Mattsson, James Hébert, Jamie Noel, John Bishop, Johnny Bolton, Joseph Lyle Taylor, Kevin Corrigan, Kiran Deol, Linda Bright Clay, Lionel D. Carson, Long Nguyen, Lourdes Nadres, Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Olga Kurylenko, Patrick O'Connor, Richard Wharton, Ricky Titus, Ronnie Gene Blevins, Ryan Driscoll, Sam B. Lorn,...

É Fada (2016) - Crítica

É Fada traz o primeiro filme com a youtuber Kéfera Buchmann . Gênero: Comédia Direção: Cris D'amato Roteiro: Bárbara Duvivier, Fernando Ceylão, Sylvio Gonçalves Elenco: Alexandre Moreno, Angelo Gastal, Aramis Trindade, Bruna Griphão, Carla Daniel, Charles Paraventi, Christian Monassa, Clara Tiezzi, Cláudia Mauro, Kéfera Buchmann, Klara Castanho, Lorena Comparato, Luisa Thiré, Marcelo Escorel, Mariana Santos, Narjara Turetta, Paulo Gustavo, Raul Labancca, Silvio Guindane Produção: Daniel Filho Fotografia: Felipe Reinheimer Montador: Diana Vasconcellos Trilha Sonora: Guto Graça Mello Duração: 85 min. Ano: 2016 País: Brasil Cor: Colorido Estreia: 06/10/2016 (Brasil) Distribuidora: Imagem Filmes Estúdio: Globo Filmes / Lereby Produções Classificação: 12 anos Informação complementar: Livremente inspirado em: "Uma fada veio me visitar" (2007), de Thalita Rebouças Sinopse:  Geraldine (Kéfera Buchmann) é uma atrapalhada fada que precisa p...