Pular para o conteúdo principal

GAROTA EXEMPLAR

 
Gênero: Suspense
Direção: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
Elenco: Ben Affleck, Boyd Holbrook, Carrie Coon, Casey Wilson, Emily Ratajkowski, Kim Dickens, Lee Norris, Missi Pyle, Neil Patrick Harris, Patrick Fugit, Rosamund Pike, Scoot McNairy, Sela Ward, Tyler Perry
Produção: Arnon Milchan, Ceán Chaffin, Joshua Donen, Reese Witherspoon
Fotografia: Jeff Cronenweth
Montador: Kirk Baxter
Trilha Sonora: Atticus Ross, Trent Reznor
Duração: 145 min.
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 02/10/2014 (Brasil)
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: New Regency Pictures / Pacific Standard / Regency Enterprises

Sinopse: Quando Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, o marido Nick se torna o principal suspeito . Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência.




Nota do razão de Aspecto:


Está cada vez mais difícil encontrar bons filmes de suspense produzidos em Hollywood. Para um aficionado por este gênero como eu, a maioria dos lançamentos hollywoodianos resultam em frustração. As fórmulas esquemáticas, a repetição de clichês mal colocados, os roteiros simplistas e o didatismo da solução das tramas não recomendam a maioria das produções do gênero. Bons tempos eram aqueles em que os grandes diretores do cinema de suspense em Hollywood eram do nível de Hitchcock  e Brian de Palma! Felizmente, de tempos em tempos são lançadas algumas produções  de altíssimo nível, como Os Suspeitos, em 2013, e Garota Exemplar, em 2014.

Garota Exemplar é um sopro de ar puro e fresco no cinema do gênero. A simplicidade da premissa da trama não resultou no simplismo de sua execução, ao evitar todo e qualquer tipo de clichê. A ousadia da estrutura da narrativa leva o espectador a uma experiência singular, sem que resulte em frustração ou em "enganação", como é tão comum ocorrer nos filmes de Shyamalan.

Garota Exemplar alterna a narrativa entre o presente, durante a investigação do desaparecimento de Amy (Rosamund Pike), e o passado, por meio da leitura de seu diário, de forma a construir (ou a desconstruir) a personalidade de cada um dos personagens, especialmente a de seu marido Nick (Ben Affleck) . Esse recurso torna-se muito útil para a narrativa, porque serve única e exclusivamente ao desenvolvimento da trama, sem subestimar a inteligência do espectador em nenhum momento.

As atuações de Ben Affleck e, principalmente, de Rosamund Pike são dignas de indicação e de premiação em todos os festivais e prêmios de cinema possíveis e imagináveis. Sem dúvidas, constituem o ponto alto do filme, por levarem até as últimas consequências as contradições, as dúvidas, as hesitações, os desejos, as mentiras e as fraquezas do casal. Sentimo-nos envolvidos e curiosos, intrigados e identificados, alegres e tristes com o destino do casal em crise.

Seria Nick culpado pelo desaparecimento da esposa? Esta pergunta persegue o espectador ao longo de todo o filme, mas, ao mesmo tempo, não resume aquilo que a trama discute e os questionamentos que inspira aos espectadores. Sim, tentamos responder a essa pergunta ao longo de toda a projeção, porém, também nos questionamos a respeito do papel da mídia no assassinato ou na construção de reputações, o significado do casamento, a hipocrisia das relações interpessoais, as máscaras sociais, o rancor, o desejo de vingança. Se confiados a um diretor comum, todos esses temas resultariam em trama confusa e ininteligível, mas a direção de David Fincher quase alcança a perfeição, ao encontrar a medida certa de ousadia que possibilitou desenvolver uma obra complexa, inovadora e, ao mesmo tempo, comercialmente viável, assentada sobre um roteiro muito bem elaborado e adaptado por Gillian Flynn, autora do livro em que o filme se baseia.

Ao longo da projeção de Garota Exemplar, diversas vezes pensamos ter encontrado a solução para o enigma do crime, mas sempre descobrimos não termos feito a pergunta certa. Ao entrarmos no mundo de Garota Exemplar, devemos estar preparados para nos surpreender, para não esperarmos respostas óbvias e, principalmente, para percebermos no último minuto que, quando o assunto é casamento, amor e morte, a melhor descrição de tudo que pensamos conhecer é: "sabe de nada, inocente".









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moana - Um Mar de Aventuras (2016) - Crítica

Moana traz elementos novos, mas deixa a desejar na história... Gênero: Animação Direção: John Musker, Ron Clements Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi Elenco (dublagem original): Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson Produção: Osnat Shurer Montador : Jeff Draheim Trilha Sonora: Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina, Opetaia Foa'i Duração: 107 min. Ano: 2016 País: Estados Unidos Cor: Colorido Estreia: 05/01/2017 (Brasil) Distribuidora: Walt Disney Pictures Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures Classificação: Livre Sinopse:  Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis c...

Sete psicopatas e um Shih Tzu - Netflixing

Pegue a violência extrema como instrumento de sátira, a moda Tarantino. Misture com um estilo visual e escolha de cenários que lembram os irmãos Coen. Dose com pitadas de neurose Woddy Allen e surrealismo David Lynch. E temos a receita para Sete psicopatas e um Shih Tzu . Gênero:   Comédia Direção:  Martin McDonagh Roteiro:  Martin McDonagh Elenco:  Abbie Cornish, Amanda Mason Warren, Andrew Schlessinger, Ante Novakovic, Ben L. Mitchell, Bonny the ShihTzu, Brendan Sexton III, Christian Barillas, Christine Marzano, Christopher Gehrman, Christopher Walken, Colin Farrell, Frank Alvarez, Gabourey Sidibe, Harry Dean Stanton, Helena Mattsson, James Hébert, Jamie Noel, John Bishop, Johnny Bolton, Joseph Lyle Taylor, Kevin Corrigan, Kiran Deol, Linda Bright Clay, Lionel D. Carson, Long Nguyen, Lourdes Nadres, Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Olga Kurylenko, Patrick O'Connor, Richard Wharton, Ricky Titus, Ronnie Gene Blevins, Ryan Driscoll, Sam B. Lorn,...

É Fada (2016) - Crítica

É Fada traz o primeiro filme com a youtuber Kéfera Buchmann . Gênero: Comédia Direção: Cris D'amato Roteiro: Bárbara Duvivier, Fernando Ceylão, Sylvio Gonçalves Elenco: Alexandre Moreno, Angelo Gastal, Aramis Trindade, Bruna Griphão, Carla Daniel, Charles Paraventi, Christian Monassa, Clara Tiezzi, Cláudia Mauro, Kéfera Buchmann, Klara Castanho, Lorena Comparato, Luisa Thiré, Marcelo Escorel, Mariana Santos, Narjara Turetta, Paulo Gustavo, Raul Labancca, Silvio Guindane Produção: Daniel Filho Fotografia: Felipe Reinheimer Montador: Diana Vasconcellos Trilha Sonora: Guto Graça Mello Duração: 85 min. Ano: 2016 País: Brasil Cor: Colorido Estreia: 06/10/2016 (Brasil) Distribuidora: Imagem Filmes Estúdio: Globo Filmes / Lereby Produções Classificação: 12 anos Informação complementar: Livremente inspirado em: "Uma fada veio me visitar" (2007), de Thalita Rebouças Sinopse:  Geraldine (Kéfera Buchmann) é uma atrapalhada fada que precisa p...