Pular para o conteúdo principal

ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO





Gênero: Animação
Direção: Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore
Roteiro: Jared Bush
Elenco: Alan Tudyk, Bonnie Hunt, Don Lake, Ginnifer Goodwin, Idris ElbaJ.K. Simmons, Jason Bateman, Jenny Slate, Jesse Corti, John DiMaggio, Katie Lowes, Nate Torrence, Octavia Spencer, Olivia Spencer, Peter Mansbridge, Raymond S. Persi, Shakira, Tommy 'Tiny' Lister, Tommy Chong, Yasiin Bey
Produção: Clark Spencer
Trilha Sonora: John Powell
Duração: 108 min.
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 17/03/2016 (Brasil)
Distribuidora: Disney
Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures
Classificação: Livre

Sinopse: Habitante de Zootopia, Nick Wilde, uma raposa falastrona, é acusada por um crime que não cometeu e foge. A melhor policial da cidade, uma coelha, segue seu rastro, implacavelmente determinada a fazer justiça, mas os dois inimigos acabam se unindo, ao se verem vítimas de uma grande conspiração.


Nota do razão de Aspecto:


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Filmes de animação sempre têm a difícil tarefa de proporcionar entretenimento de qualidade paras as crianças e, ao mesmo tempo, para os adultos que lhes acompanham ao cinema. Some-se a isso a necessidade de carga dramática, um pitada de comédia e um pouco de crítica social, e os produtores e diretores de um filme de animação têm um grande desafio pela frente. Felizmente, algumas produções são muito bem sucedidas, e algumas delas, certamente, ganharão o  status de clássico do cinema de animação (um dia, chegaremos aos ponto em que as animações serão clássicos do cinema como arte, e não da animação como gênero) - e Zootopia é uma dessas produções.

A maior qualidade de Zootopia é a profundidade da crítica social que leva às telas,  sob a direção o roteiro de Jared Bush, e co-direção do roteirista,  de Byron Howard e Rich Moore. O filme discute o preconceito, a discriminação e a xenofobia de uma forma leve e inteligente, em uma narrativa sobre o sonho americano, construída metaforicamente sobre a divisão de raças (neste caso, dos animais) e dos esteriótipos associados ao papel social que cada uma delas pode cumprir. Hobbs, a primeira policial coelha, é a heroína cuja jornada nos levará à descoberta daquilo que todos em Zootopia (e no mundo real) têm de bom e de ruim e nos mostra como pessoas aparentemente bem intencionadas podem reproduzir ações e juízos de valor torpes, crentes de que estão fazendo a coisa certa.



Parece contraditório imaginar este nível de crítica social em um filme da Disney (isso mesmo, da Disney. Não é Pixar, não é Universal), mas é por esta razão que a obra se destaca como arte. Sim, Zootopia faz crítica social e reflexão filosófica profunda, mas a coloca como subtexto de um universo "fofinho", no qual tudo é detalhadamente desenvolvido aos olhos do espectador e desperta a curiosidade sobre o funcionamento dos demais distritos de Zootopia -  o que resulta em um excelente mote para Zootopia 2. 




Também como grande qualidade, Zootopia dialoga com diversos gêneros cinematográficos: temos drama, comédia, sequências de ação, de filme noir, de suspense psicológico e uma grande camada de conto de fadas. Assim, a narrativa se desenvolve em dois níveis paralelos, de forma a levar às crianças uma mensagem positiva e compreensível  e de levar aos adultos uma reflexão profunda do mundo em que vivemos.



Zootopia é, fundamentalmente, um filme sobre a alteridade. Nossa relação com o outro - de outra etnia, país, classe social ou orientação sexual -, o medo que resulta do contato com o que não conhecemos, a histeria coletiva que se cria em busca de culpados para os problemas da sociedade conformam a linha narrativa e argumentativa de Zootopia. Em tempos de crescimento da xenofobia e de recrudescimento do conservadorismo, trata-se de um filme essencial para entender os nosso tempo, que contribui para as novas gerações evitarem a repetição dos mesmos erros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moana - Um Mar de Aventuras (2016) - Crítica

Moana traz elementos novos, mas deixa a desejar na história... Gênero: Animação Direção: John Musker, Ron Clements Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi Elenco (dublagem original): Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson Produção: Osnat Shurer Montador : Jeff Draheim Trilha Sonora: Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina, Opetaia Foa'i Duração: 107 min. Ano: 2016 País: Estados Unidos Cor: Colorido Estreia: 05/01/2017 (Brasil) Distribuidora: Walt Disney Pictures Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures Classificação: Livre Sinopse:  Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis c...

Sete psicopatas e um Shih Tzu - Netflixing

Pegue a violência extrema como instrumento de sátira, a moda Tarantino. Misture com um estilo visual e escolha de cenários que lembram os irmãos Coen. Dose com pitadas de neurose Woddy Allen e surrealismo David Lynch. E temos a receita para Sete psicopatas e um Shih Tzu . Gênero:   Comédia Direção:  Martin McDonagh Roteiro:  Martin McDonagh Elenco:  Abbie Cornish, Amanda Mason Warren, Andrew Schlessinger, Ante Novakovic, Ben L. Mitchell, Bonny the ShihTzu, Brendan Sexton III, Christian Barillas, Christine Marzano, Christopher Gehrman, Christopher Walken, Colin Farrell, Frank Alvarez, Gabourey Sidibe, Harry Dean Stanton, Helena Mattsson, James Hébert, Jamie Noel, John Bishop, Johnny Bolton, Joseph Lyle Taylor, Kevin Corrigan, Kiran Deol, Linda Bright Clay, Lionel D. Carson, Long Nguyen, Lourdes Nadres, Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Olga Kurylenko, Patrick O'Connor, Richard Wharton, Ricky Titus, Ronnie Gene Blevins, Ryan Driscoll, Sam B. Lorn,...

É Fada (2016) - Crítica

É Fada traz o primeiro filme com a youtuber Kéfera Buchmann . Gênero: Comédia Direção: Cris D'amato Roteiro: Bárbara Duvivier, Fernando Ceylão, Sylvio Gonçalves Elenco: Alexandre Moreno, Angelo Gastal, Aramis Trindade, Bruna Griphão, Carla Daniel, Charles Paraventi, Christian Monassa, Clara Tiezzi, Cláudia Mauro, Kéfera Buchmann, Klara Castanho, Lorena Comparato, Luisa Thiré, Marcelo Escorel, Mariana Santos, Narjara Turetta, Paulo Gustavo, Raul Labancca, Silvio Guindane Produção: Daniel Filho Fotografia: Felipe Reinheimer Montador: Diana Vasconcellos Trilha Sonora: Guto Graça Mello Duração: 85 min. Ano: 2016 País: Brasil Cor: Colorido Estreia: 06/10/2016 (Brasil) Distribuidora: Imagem Filmes Estúdio: Globo Filmes / Lereby Produções Classificação: 12 anos Informação complementar: Livremente inspirado em: "Uma fada veio me visitar" (2007), de Thalita Rebouças Sinopse:  Geraldine (Kéfera Buchmann) é uma atrapalhada fada que precisa p...