Pular para o conteúdo principal

Especial de 22 de novembro - Dia do Músico: Os melhores filmes e séries musicais do NETFLIX

Hoje é o dia do músico, e para não deixar passar esta data em branco, o Razão de Aspecto vai indicar para vocês o que há de melhor na categoria Música e Musicais no acervo da Netflix brasileira.

E ninguém melhor para isto do que eu, Aniello Greco, que detesto musicais. Tenho sérios problemas de apreciar um filme onde os personagens param a interpretação "normal" e começam a cantar. É um problema meu, pessoal, e não um defeito do gênero. Então, sabendo disto, se um musical consegue me agradar, é porque algo de muito, muito bom está lá.

Então aqui vai a minha lista das 5 melhores escolhas na categoria Música e Musicais no Netflix hoje:

1- O estranho mundo de Jack:


É musical, é infantil, é animação. Três categorias que normalmente me colocam de pé atrás por gostos pessoais. E mesmo assim é um dos filmes que não canso de assistir. Uma das melhores obras do Tim Burton, onde uma animação stop motion primorosa combinada com um roteiro extremamente criativo e uma excelente trilha  sonora criaram uma história gótica de natal, a ser apreciada por crianças de todas as idades. Eu adoraria ter um Zero de pelúcia. Nota: 5/5.

2- The Rocky Horror Picture Show


Pegue um grupo de excelentes atores (Tim Curry, Susan Saradon, Barry Bostwick), coloque-os em um cenário utilizado em diversas produções da Hammer Film Production, e faça um musical que mistura o visual e clichês dos filmes B de ficção científica e terror dos anos 40-60 com o estilo visual e musical das grandes bandas de rock dos anos 70, e temos uma receita para uma das melhores  e mais bizarras paródias do cinema. O excesso, a exuberância e a sexualidade dos anos 70 pode incomodar alguns caretas e puritanos, mas quem se importa com eles? Nota 5/5

3- Buena Vista Social Club


Não propriamente um musical, mas um documentário repleto de músicas e musicalidade. Dirigido pelo mestre Win Wenders, o filme retrata as dificuldades de reunir um grupo de músicos cubanos para gravar um álbum e duas apresentações ao vivo, uma em Amsterdam e outra em Nova Iorque, em uma época onde o embargo comercial com Cuba ainda vigorava com plena força. As dificuldades políticas, econômicas e sociais superadas pelo amor a música, em um documentário singelo, tocante e edificante. Nota 5/5.

4- We are the Twisted Fucking Sister


Mais um documentário na lista. Por meio de entrevistas e cenas de época, Andrew Horn reconta a história do início da carreira da banda de glam metal Twisted Sister. O que dá um charme especial ao documentário é o retrato da época onde o metal era de subúrbio, marginal, dando um clima de garagem, de rock de improviso e garra, muito antes da banda estourar como uma das lendas do rock dos anos 80. Nota 4/5.

5- The Get Down


Uma das séries mais caras de todos os tempos e a produção mais cara já feita pelo Netflix. Graças à qualidade da reprodução de época, à qualidade das interpretações e dos roteiros, e principalmente ao carinho e à legitimidade com que Baz Luhrmann (o mesmo diretor de Moulin Rouge!) abordou o tema do cenário da cultura hip-hop no Bronx dos anos 70, esta série é uma das melhores séries do ano. E olha que é um branquelo brasileiro de classe média elogiando a produção de um branquelo australiano sobre hip-hop. Eu detesto hip-hop, e mesmo assim aguardo ansiosamente a continuação da série. Só não está no topo da lista por ser uma obra ainda inacabada, mas, por enquanto, merece nota 5/5.

Como toda lista, com certeza algumas obras foram deixadas de lado. Muitos reclamarão de não terem sido citados filmes como Chicago ou o excelente documentário What happened, Miss Simone?. Mas peço a compreensão de todos, nunca é fácil escolher apenas 5. De qualquer forma, críticas e sugestões de inclusões são bem vindas em nossos comentários.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Moana - Um Mar de Aventuras (2016) - Crítica

Moana traz elementos novos, mas deixa a desejar na história... Gênero: Animação Direção: John Musker, Ron Clements Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi Elenco (dublagem original): Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson Produção: Osnat Shurer Montador : Jeff Draheim Trilha Sonora: Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina, Opetaia Foa'i Duração: 107 min. Ano: 2016 País: Estados Unidos Cor: Colorido Estreia: 05/01/2017 (Brasil) Distribuidora: Walt Disney Pictures Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures Classificação: Livre Sinopse:  Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis c...

Sete psicopatas e um Shih Tzu - Netflixing

Pegue a violência extrema como instrumento de sátira, a moda Tarantino. Misture com um estilo visual e escolha de cenários que lembram os irmãos Coen. Dose com pitadas de neurose Woddy Allen e surrealismo David Lynch. E temos a receita para Sete psicopatas e um Shih Tzu . Gênero:   Comédia Direção:  Martin McDonagh Roteiro:  Martin McDonagh Elenco:  Abbie Cornish, Amanda Mason Warren, Andrew Schlessinger, Ante Novakovic, Ben L. Mitchell, Bonny the ShihTzu, Brendan Sexton III, Christian Barillas, Christine Marzano, Christopher Gehrman, Christopher Walken, Colin Farrell, Frank Alvarez, Gabourey Sidibe, Harry Dean Stanton, Helena Mattsson, James Hébert, Jamie Noel, John Bishop, Johnny Bolton, Joseph Lyle Taylor, Kevin Corrigan, Kiran Deol, Linda Bright Clay, Lionel D. Carson, Long Nguyen, Lourdes Nadres, Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Olga Kurylenko, Patrick O'Connor, Richard Wharton, Ricky Titus, Ronnie Gene Blevins, Ryan Driscoll, Sam B. Lorn,...

É Fada (2016) - Crítica

É Fada traz o primeiro filme com a youtuber Kéfera Buchmann . Gênero: Comédia Direção: Cris D'amato Roteiro: Bárbara Duvivier, Fernando Ceylão, Sylvio Gonçalves Elenco: Alexandre Moreno, Angelo Gastal, Aramis Trindade, Bruna Griphão, Carla Daniel, Charles Paraventi, Christian Monassa, Clara Tiezzi, Cláudia Mauro, Kéfera Buchmann, Klara Castanho, Lorena Comparato, Luisa Thiré, Marcelo Escorel, Mariana Santos, Narjara Turetta, Paulo Gustavo, Raul Labancca, Silvio Guindane Produção: Daniel Filho Fotografia: Felipe Reinheimer Montador: Diana Vasconcellos Trilha Sonora: Guto Graça Mello Duração: 85 min. Ano: 2016 País: Brasil Cor: Colorido Estreia: 06/10/2016 (Brasil) Distribuidora: Imagem Filmes Estúdio: Globo Filmes / Lereby Produções Classificação: 12 anos Informação complementar: Livremente inspirado em: "Uma fada veio me visitar" (2007), de Thalita Rebouças Sinopse:  Geraldine (Kéfera Buchmann) é uma atrapalhada fada que precisa p...